quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Arrepio - versão atualizada



Várias pessoas comentaram comigo sobre esse vídeo que postei sobre a Natura, então resolvi revisar esse post e falar um pouco mais profundamente porque considerei a ação fantástica.

Como alguns devem saber eu sou mídia – um “cargo” publicitário responsável por veicular a mensagem do cliente nos meios de comunicação. Sendo assim, se a minha agência tivesse pensado essa ação eu seria a responsável por colocá-la no ar, por isso quero falar sobre a complexidade desse processo.

Primeiramente, foi necessário decidir como saber que o cara que ia ao cinema estaria levando mais alguém e que essa pessoa era uma mulher. Achei fantástica a escolha do Ingressos.com, pois a meu ver essa seria realmente a única alternativa (ou algum site do tipo). Fazer “ao vivo”, com os convites na boca do caixa, não rolaria nunca porque seria impossível conhecer os compradores e preparar todo o material para entrar no ar a tempo.

Falando da exibição em si, o processo foi tão complicado quanto. A veiculação em cinema é feita por cine semanas, onde o VT começa a veicular na sexta feira e termina na quinta feira seguinte. Via de regra é “gravado um break” com todos os comerciais que serão veiculados naquela sala durante a semana e não se pode mudar.

Sendo assim, foi necessário negociar a própria ordem de veiculação que o cinema possui, além de ter que determinar uma demanda completamente diferente para a entrega dos materiais e o período em que eles veiculariam. O material da Natura é perecível e mudava a cada sessão (pelo menos foi o que entendi) e isso exigiu uma fiscalização muito mais pesada do mídia para que a ação tivesse efeito – se o VT passasse na sessão errada todo o investimento iria para o brejo.

E como se já não tivesse sido complicado o suficiente, ainda temos o “pós venda” da ação – que é de fato o vídeo que vemos. Foi necessária a contratação de uma ação promocional (que vai além do departamento de mídia dentro de uma agência) para identificar o casal daquela sessão e, depois do cinema, presenteá-los com um kit Natura.

Resumindo todo o processo, uma ação dessas só conseguiu ser brilhante porque envolveu MUITO planejamento e foi analisada de todos os ângulos possíveis. É muito provável que todos os profissionais que trabalham para essa conta tenham sido envolvidos e o que chamamos de “advogado do diabo”, onde nós mesmos apontamos todas as falhas do nosso trabalho publicitário, foi essencial para determinar todos os pontos onde essa mídia poderia ter dado errado e, assim, foi possível trabalhar para que ela fosse um ARREPIO.

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