quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Já participou? Eu já!

Em um formulário de pesquisa a primeira pergunta a feita é a seguinte: você é publicitário? Caso a resposta seja afirmativa, o pesquisador agradece a sua presença e se retira. Isso acontece porque os publicitários conhecem os métodos de avaliação e, por isso, podem ser tendenciosos em suas respostas.

Sendo assim, como publicitária que sou, nunca fui convidada a participar de uma pesquisa – com exceção àquelas de satisfação ao cliente. Portanto, nem preciso dizer a surpresa que foi ser convidada essa semana para uma. Nessa minha primeira experiência passei por uma “sabatina” em um grupo focal. Brincadeiras a parte, não houve perguntas e respostas, certo ou errado, mas sim um grande bate papo onde não devo ter falado tudo o que sei, mas com certeza saí mais inteligente do que entrei.

Contextualizando, grupo focal é uma modalidade de pesquisa onde são agrupadas pessoas de um mesmo target para a análise de comportamento. É considerada uma pesquisa qualitativa, pois vai além de “sim” e “não” e identifica como as pessoas agem em relação a certos assuntos. É o modelo ideal para quando queremos de fato entender o que as pessoas pensam e analisar como elas irão reagir ao lançamento de um produto ou a um novo conceito de serviço.

Em meu grupo focal discutimos os dois casos. Falamos de um tipo de mídia suas complexidades. Debatemos como ela é utilizada hoje, quais são as suas falhas e onde ela pode melhorar. Avaliamos novos formatos, novos produtos e demos ideias para a sua utilização futura. Ao final do processo, que durou quase duas horas, nos reunimos com o grupo que estava arcando com a pesquisa e, como amigo que somos, debatemos ali mesmo alguns pontos. Para eles, algumas questões levantadas mudaram a forma de ver o negócio e as respostas passadas foram de uma importância tamanha para o planejamento dos próximos anos.

Para mim, foi uma experiência e tanto. Foi muito interessante analisar uma pesquisa de dentro dela. É fabuloso como as nossas opiniões podem mudar o rumo de ações que já estão pensadas há muito tempo, mas que com uma visão externa podem ser alteradas drasticamente. Falando como publicitária, tal experiência me fez compreender “na pele” a complexidade dos números que eu avalio diariamente. Não que eu não estude pesquisa, mas participar delas é outra história.

Gostaria muito de poder divulgar com mais clareza tudo o que fiz lá, mas como não sou dona da pesquisa não tenho esse direito. Como sei que esses amigos passarão por aqui para ler, gostaria de agradecer a eles a grande oportunidade. Adorei esse momento de interação com a marca de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...