Para se vender um produto não há nada melhor do que colocar
o consumidor em contato com ele. Essa ferramenta, conhecida como sampling ou
degustação, é o momento que a pessoa tem para provar e, muitas vezes, ela
efetiva a compra.
Li certa vez que essa era uma estratégia muito utilizada com consumidores de baixa renda, afinal a verba deles é curta e não podem desperdiçá-la provando produtos. Sendo assim, essa seria uma forma de quebrar a barreira da experimentação e garantir a troca da marca na hora da compra.
Na semana passada, entretanto, fui atingida por um sampling que ia muito além da experimentação e buscava a participação do consumidor. Trata-se da campanha da Fanta para o lançamento dos sabores Maracujá e Morango.
Li certa vez que essa era uma estratégia muito utilizada com consumidores de baixa renda, afinal a verba deles é curta e não podem desperdiçá-la provando produtos. Sendo assim, essa seria uma forma de quebrar a barreira da experimentação e garantir a troca da marca na hora da compra.
Na semana passada, entretanto, fui atingida por um sampling que ia muito além da experimentação e buscava a participação do consumidor. Trata-se da campanha da Fanta para o lançamento dos sabores Maracujá e Morango.
Ao pedir o meu lanche no Mc Donalds me foi oferecido um kit
com os dois sabores, caso eu levasse em meu combo uma Fanta. É claro que
aceitei, pois queria muito ver a ação. A caixinha, essa que está abaixo, falava
da divulgação dos dois sabores e convidava o consumidor a experimentar.
A interatividade vinha através de um outro convite: vote no
seu favorito. Isso mesmo! Além de experimentar você tinha que tornar público no
site da Fanta qual o sabor que você mais gostou. Para incentivar as pessoas a
votar, eles ainda estão sorteado vários notebooks para quem participar, então a
promoção se torno extremamente atrativa.
O que gostei muito nessa ação foi o meio de comunicação escolhido por eles: uma rede de fast food. Não é a primeira vez que o Mc Donald’s se passa por mídia, mas dessa vez achei bem diferente. Além de garantir que o novo produto chegará nas mãos, ou melhor na boca, de quem gosta de consumir refrigerante, eles ainda efetivaram vendas a mais dos produtos Fanta, uma vez que só ganhava o brinde quem pedia uma Fanta em seu lance.
O que gostei muito nessa ação foi o meio de comunicação escolhido por eles: uma rede de fast food. Não é a primeira vez que o Mc Donald’s se passa por mídia, mas dessa vez achei bem diferente. Além de garantir que o novo produto chegará nas mãos, ou melhor na boca, de quem gosta de consumir refrigerante, eles ainda efetivaram vendas a mais dos produtos Fanta, uma vez que só ganhava o brinde quem pedia uma Fanta em seu lance.
Em termos de sabores achei que ficou um pouco a desejar. É claro que os dois já foram feitos e, independente de quem ganhar a votação, acredito que ambos serão lançados. Entretanto, continuo fiel a minha Fanta Laranja – que até hoje é a melhor de todas. Quanto ao meu voto, fiquei com o sabor MORANGO.
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