Essa é uma das principais perguntas que me faço quando ouço os materiais publicitários que veiculam nas rádios. O que isso tem a ver com rádio? Se pararmos para avaliar, a resposta para 90% dos materiais é: N-A-D-A.
Sou uma mídia completamente defensora da adequação ao meio. Falei difícil??? Mas não é não. Adequação ao meio significa apenas o material criado estar de acordo com o veículo em que vamos transmitir a campanha. Na minha opinião, onde isso menos ocorre é no rádio.
É nítido que a maioria dos materiais que veiculam nesse meio são apenas o audio do VT, sem cuidado algum com o que o ouvinte irá pensar. Pra mim isso é falta de critério. Produzir um spot custa hoje menos de R$ 200,00 no Espírito Santo. Não é nada comparado ao valor de veiculação, mas mesmo assim não se tem o cuidado devido com esses materiais.
Fico feliz quando ouço algo como o jingle da "Autoglass". É uma musiquinha ótima sobre passeios felizes, mas que sai do ritmo (tipo disco empenado) quando o parabrisa do carro quebra. Então entra uma locução do tipo "não precisa sair do ritmo só por causa disso" e a musiquinha volta dizendo o quando é fácil passar na Autoglass e resolver o problema.
Como publicitária que sou, um jingle é música para os meus ouvidos.
AMiga, vc está totalmente certa, mas tb deve conhecer os clientes, né? Alguns nào querem investir nem 50 reais quando acham que o áudio pode ser o mesmo. Eu já desisti de tentar em várias situações. Como falei para aquela veterinária q atendi com a Fernanda: "vc que sabe, o negócio é seu." hahahah
ResponderExcluir