quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O que isso tem a ver?

Essa é uma das principais perguntas que me faço quando ouço os materiais publicitários que veiculam nas rádios. O que isso tem a ver com rádio? Se pararmos para avaliar, a resposta para 90% dos materiais é: N-A-D-A.

Sou uma mídia completamente defensora da adequação ao meio. Falei difícil??? Mas não é não. Adequação ao meio significa apenas o material criado estar de acordo com o veículo em que vamos transmitir a campanha. Na minha opinião, onde isso menos ocorre é no rádio.

É nítido que a maioria dos materiais que veiculam nesse meio são apenas o audio do VT, sem cuidado algum com o que o ouvinte irá pensar. Pra mim isso é falta de critério. Produzir um spot custa hoje menos de R$ 200,00 no Espírito Santo. Não é nada comparado ao valor de veiculação, mas mesmo assim não se tem o cuidado devido com esses materiais.

Fico feliz quando ouço algo como o jingle da "Autoglass". É uma musiquinha ótima sobre passeios felizes, mas que sai do ritmo (tipo disco empenado) quando o parabrisa do carro quebra. Então entra uma locução do tipo "não precisa sair do ritmo só por causa disso" e a musiquinha volta dizendo o quando é fácil passar na Autoglass e resolver o problema.

Como publicitária que sou, um jingle é música para os meus ouvidos.

Um comentário:

  1. AMiga, vc está totalmente certa, mas tb deve conhecer os clientes, né? Alguns nào querem investir nem 50 reais quando acham que o áudio pode ser o mesmo. Eu já desisti de tentar em várias situações. Como falei para aquela veterinária q atendi com a Fernanda: "vc que sabe, o negócio é seu." hahahah

    ResponderExcluir

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...