sexta-feira, 6 de abril de 2012

Autismo digital


Inspirado por esse meu espaço, o maridão quis dar uma de blogueiro e mandar a sua opinião sobre algo que concordamos: o autismo digital. Sendo assim, abro hoje o espaço para um texto que não é meu, mas que concordo plenamente.
_______________________________________________________________________

AUTISMO DIGITAL
Ao almoçar com um amigo, percebemos uma situação inusitada: quatro rapazes estavam sentados a mesa no restaurante almoçando, todos com seus telefones com padrão Smartphone, que numa tradução simplista do inglês seria “telefone inteligente”, conectados a Internet e acessando redes sociais. Até ai, nada de mais! Eu e meu prezado amigo estávamos conversando sobre pescaria, hoby dos dois, e da mesa dos quatro rapazes não escutamos uma única palavra durante os trinta minutos que estes estiveram almoçando.
Que as ferramentas que a humanidade tem utilizado para se comunicar sofram grandes modificações nos últimos anos não é nenhuma novidade. De uma forma geral todas as novas ferramentas de comunicação estão pautadas na Rede Mundial de Computadores, a Internet, que teve “surgimento” em plena Guerra Fria, com objetivos militares, nas décadas de 1970 e 1980. Além de ser utilizada para fins militares, a Internet passou a ser um meio de comunicação acadêmico chegando ao inicio de sua popularização em meados de 1990. Hoje a Internet esta presente em todos os lugares e é acessada dos mais variados dispositivos, sendo o celular atualmente uma das formas mais utilizadas.
Após esta fala sobre a Internet, retorno ao quatro rapazes. Minha querida esposa falou certo dia que quem possui um Smartphone é uma “autista”. Quando escutei este termo acrescentei ao mesmo “digital”. Do dicionário do Aurélio, ou melhor, como estamos falando de Internet e comunicação, da Wikipédia é possível ver que a pessoa autista é caracterizada por possuir anormalidades generalizadas de interação social e de comunicação, e por gama de interesses muito restrita e comportamento altamente repetitivo.
Os quaro rapazes podem ser classificados como “Autistas Digitais”, pois notoriamente estavam juntos a mesa, mas em situações totalmente diferentes, a não ser pelo uso da ferramente de comunicação “rede social”, e não me estranharia se eles estivem se comunicando entre si pela rede, apesar de estarem um ao lado do outro.
Será que esta forma de comunicação digital é uma evolução? Penso que não! Mas começo a me preocupar com isso realmente. Da próxima vez que você estiver em um grupo de amigos, dê uma olhada se não tem um elemento “isolado” no mesmo, você verá sempre que há.

2 comentários:

  1. Olá. Não quero ser grossa ou parecer rude, mas escreve-se Situações, com S (e não com C).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De maneira alguma foi grossa ou rude. Agradeço muito o feedback e informo que o erro já foi corrigido. Muito obrigada pela visita e pelo interesse.
      Gaby Sipioni

      Excluir

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...