sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Como planejar uma viagem - 2º capítulo





A escolha de “para onde ir” pode ser determinada por uma série de fatores. Tem sempre a casa de amigos e familiares em lugares legais, aquelas viagens que sonhamos fazer ou algumas promoções que surgem do nada e nos garantem uma oportunidade incrível.

Viagem dos sonhos: se você é como eu e quer conhecer um milhão de lugares, o ideal é montar uma listinha com as viagens dos sonhos. Anote nela aquelas cidades que são indispensáveis e mantenha a lista sempre em mente como um objetivo a ser seguido. A vantagem desse método é que não nos perdemos ao vermos um monte de lugares fantástico para se viajar e vamos deixando de lado aqueles que sempre nos interessaram.

Aproveitando as promoções: uma estratégia para “maximizar” o seu rico dinheirinho é pautar as viagens nas promoções que surgem por ai. O melhor site que eu conheço para pesquisa de passagens é o “Melhores Destinos”. Quando a ideia de viajar e o período estiverem definidos, comece a olhar o site todos os dias. Já cheguei a encontrar ida e volta para Buenos Aires saindo de São Paulo a R$ 189,00... isso é praticamente de graça.

Independente de como você escolha o destino, é importante que, antes de bater o martelo, você pesquise e planeje os seguintes pontos:

Quando ir:
Busque em quais períodos é melhor visitar o lugar. Alguns lugares turísticos dependem de condições climáticas e outros possuem uma sazonalidade muito específica. Dois exemplos práticos: ir ao Peru na época de chuvas é impossível e visitar a Disney durante as férias de julho vai garantir que você fique, pelo menos, 4 horas na fila de um brinquedo.

Pesquise as épocas de baixa temporada. Em algumas cidades ela não é tão baixa assim e dá para curtir quase as mesmas atrações, entretanto sem filas e com preços muito abaixo da tabela. Para as cidades que dependem de clima, escolha um mês antes ou um depois da alta temporada. Vão te garantir a mesma sensação térmica, mas como economia incomparável.

Calendário de eventos:
Verifique se no período das suas férias não há nenhum evento especial acontecendo no seu destino (vale apenas quando você não está indo EXATAMENTE por conta do evento). Imagine programar suas férias para o Rio de Janeiro na semana do Rock in Rio? Passagens muito caras, hotéis lotados, valores abusivos no comércio e milhões de pessoas na rua... e você só queria descansar.

Questões legais:
Assim que se escolhe possíveis destinos para a viagem é preciso ficar atento às questões legais, principalmente documentação. Pesquise se:
1)        Há necessidade de visto para entrar no país: caso haja, você precisa ficar atento aos prazos para emissão desse material. O passaporte brasileiro leva normalmente de 30 a 40 dias para ficar pronto e você vai precisar dele para qualquer visto. Depois verifique os trâmites legais do visto em si e se programe para mais uns 30 a 60 dias entre entrevistas, documentos e entrega do material já pronto. Preste bastante atenção nos itens de validade de visto e passaporte, pois eles podem impedir a sua viagem. Faça esses passos com bastante antecedência e, preferencialmente, antes que você feche o seu pacote de viagens, pois se algo der errado ainda dá tempo de mudar de planos.

2)        Vacinas ou outras prevenções: muitos anos atrás viajei para Brasília e meu ônibus foi parado no meio da rodovia para aplicação de vacina de febre amarela em todos os passageiros. Quem não se submetesse não era autorizado a entrar na cidade. Nesse caso, havia um esquema de saúde montado, mas se fosse em outro país seria apenas exigido o comprovante de que você está seguro contra a contaminação. Se não tiver o comprovante... já era a viagem. Essa situação é mais rara atualmente, mas não custa evitar. Um bom caminho é acessar o site da Anvisa (dica das amigas Fabi e Pri), onde você encontra a lista de lugares que exigem vacinação.


OUTROS CAPÍTULOS DA SÉRIE:
Como planejar uma viagem - Planejamento. Acesse aqui
Como planejar uma viagem - Como chegar. Acesse aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...