segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Como planejar uma viagem - 3º capítulo




Com a viagem escolhida, a próxima pergunta a ser feita é “como chegar ao destino”. Para viagens internacionais a resposta é muito simples e evidente, mas há casos em que é preciso ponderar os meios de transporte existentes.

Indo de avião:
Com as diversas promoções disponíveis, ir de avião se tornou uma opção muito viável. Escolhendo esse meio de transporte você deve se preocupar, principalmente, com as regras dos aeroportos e peso das bagagens. Isso muda de lugar para lugar, então cheque todas as informações possíveis se você vai, por exemplo, fazer um tour pela Europa e visitar mais de um país.

A compra das passagens pode ser feita por uma agência de viagens ou por você mesmo. O processo das companhias é sempre chatinho, mas dá para fazer sem ajuda muito tranquilamente. Gosto muito desse post do Melhores Destinos, pois eles explicam muito bem qual a melhor hora de comprar para garantir os melhores preços. Esses “prazos” devem ser previstos no seu planejamento.

A grande questão de ir de avião é que você vai precisar de paciência (SEMPRE), pois esse é o meio de transporte em que mais se espera e onde acontecem os maiores transtornos, como troca de horários, cancelamento de voos e extravio de bagagens. Mesmo quando tudo dá certo, o ambiente e burocracia dos aeroportos e aviões são cansativos e estressantes, então vá de mente aberta e foque no objetivo final: checar ao seu destino paradisíaco.

Como dica para esse meio de transporte eu diria que é levar na bagagem de mão o que é indispensável para a viagem (documentos), produtos que possam sofrer quebras (maquiagem) e uma muda de roupa para o caso de extravio de malas.

Indo de ônibus:
É uma opção interessante para quando se está com pouca grana ou o destino que escolhemos não tem aeroporto por perto. Às vezes, se torna um meio de transporte complementar em nossas viagens, pois descemos do avião e pegamos um ônibus para um destino próximo.

Nesse transporte não há limite de bagagens e nem a burocracia do transporte aéreo, entretanto as viagens são bem mais longas. Sempre gostei de viajar a noite, pois fica mais fácil dormir e não ver as horas passando. Para quem tem essa dificuldade recomendo tomar um Dramim 30 minutos antes de embarcar... é tiro e queda.

A dica é levar em uma bolsa de mão (que vá ficar no bagageiro perto de você) um lanchinho próprio, pois além de tudo ser muito caro nas paradas, a procedência dos produtos costuma ser duvidosa e uma dor de barriga ou enjoos podem acabar com a sua viagem.

Em termos de custos, é uma opção mais viável para quando viajamos sozinhos ou, no máximo, com mais uma pessoa.

Indo de carro:
Pode ser a opção mais trabalhosa, mas na minha opinião é a melhor de todas. Escolhendo o carro você tem flexibilidade e pode ir fazendo a viagem mais tranquilo, parando em lugares que forem de interesse e curtindo não só o destino final, mas também a estrada.

Nesse caso, o planejamento começa pela manutenção do veículo. Ao escolher o destino verifique se o seu veículo está em condições de fazer a viagem. Caso sim, uma semana antes de partir deixe o possante na oficina para uma revisão geral. Cheque motor, água, óleo, freios e pneus. Garanta que o step está em dia e que todos os itens de segurança estão funcionando.

Esse meio de transporte é ideal quando a viagem é em família, principalmente com crianças, pois fica mais fácil distraí-las e “controlá-las”. O ideal é viajar em até 4 pessoas para que o carro não fique muito cheio e torne a viagem desconfortável.

Por não ter nenhum limite de bagagem além do espaço disponível no carro, vale aqui um controle maior do que levar. Limite-se ao que você realmente precise na viagem. A dica é “fingir” que vai de avião e pensar que aquilo que faria você pagar por excesso deve ficar em casa.

No capítulo de orçamento vou falar sobre o custo de cada uma dessas viagens e como avaliar qual delas é melhor de acordo com a verba que temos disponível.


OUTROS CAPÍTULOS DA SÉRIE:
Como planejar uma viagem - Planejamento. Acesse aqui
Como planejar uma viagem - Escolhendo o destino. Acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...