sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Beleza denunciada

No meu momento cultura de hoje, ou seja, momento CBN, ouvi uma matéria que muito me interessou. Foi aprovada na Europa uma lei que obriga que toda foto manipulada tenha uma advertência indicando o processo. De agora em diante, toda "fotoshopada" será denunciada em letras garrafais.

Isso significa que todas as capas de revista, anúncios publicitários e até mesmo os panfletinhos toscos de salão de beleza deverão constar a frase "essa foto foi modificada digitalmente e não expressa a realidade".Tal medida tem como objetivo reduzir os problemas como anorexia, bulimia e depressão causados principalmente pela busca incessante por uma beleza inexistente.

Normalmente sou contra as arbitrariedades que são impostas à publicidade, como "se beber, não dirija",; proibição da publicidade infantil, avisos de direção defensiva na venda de carros, entre outros, mas nesse caso achei excelente a medida. Estamos falando de um problema sério. É propaganda enganosa e contra ela eu sou a favor.

Para exemplificar esses efeitos impressionantes deixo o vídeo abaixo. Trata-se da campanha de incentivo da Dove à beleza verdadeira, natural, pois cada mulher é bonita a sua maneira e não tem que seguir padrões de beleza completamente manipulados.

2 comentários:

  1. Gaby, fantástica iniciativa. Não poderia esperar outra coisa de você. É confortante saber que fazemos parte do mesmo time. Abraços, Rimas

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa aí da Dove. Sempre fui contra a proibição de publicidade infantil, mas ouvindo uma amiga comentar sobre um caso ocorrido com a filha dela, comecei a repensar algumas coisas. A guria tinha uns 5, 6 anos e todos os colegas tinham os bonequinhos do Mc Donnalds. A filhota não gosta dos sandubas, mas claro que tb queria os tais bonequinhos, né? Resultado: minha amiga comprava o lanche e dava pros porteiros. Só que cada lancha custa uns 10 reais. Aí quando ela explicou pra filha, ela fez cara de nojo e falou: "Então tá, mamãe... se é pra ganhar o bonequinho... eu como..." É de repensar, né? A saída aí, é vender o tal bonequinho pra quem não quiser comer o bendido sanduba, né? Mas acha que o cliente vai querer?
    Beijos!

    ResponderExcluir

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...