segunda-feira, 12 de maio de 2014

A favor do "desempacotando"

Já tem um tempo que sou a favor do movimento "desempacotando", ou seja, viajar por conta própria, sem contar com nenhuma ajuda de agências de viagens e seus famosos "pacotes turísticos". A única vez que usei um pacote foi na minha primeira viagem, mas depois de muito conversar com minha amiga Julita, do Pra Onde Vamos, e muito ler o Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, eu perdi o medo e resolvi me arriscar.

Entretanto, sempre ficou comigo aquela pulguinha de "se eu fosse com uma agência seria mais organizado, mais seguro, mais fácil..." até hoje. Eis que estou assistindo TV quando ouço que foi aprovada uma lei que isenta as agências de toda a sua responsabilidade diante da compra de pacotes turísticos. Se você ainda não viu isso deixo a matéria abaixo para conferir. Ainda falta a aprovação da presidência, mas já passou pelo Congresso.




A parte que achei mais interessante de tudo isso foi ouvir o representante das agências de turismo dizer que elas são "APENAS UM CANAL DE COMPRAS" e que não possuem aviões ou hotéis, portanto não podem ser responsabilizadas por nada que der errado. Mas, mesmo assim, cobram altas taxas pelo "serviço" de turismo, enquanto outros tantos canais o fazem sem cobrar coisa alguma.

Sendo assim, o cara acaba de declarar que não há valor nenhum nas agências de turismo. O grande diferencial que elas sempre ofereceram (a comodidade e seguridade de que tudo seria perfeito na sua viagem) se tornou apenas um canal de compras. É a forma perfeita de afundar um negócio que já vem sofrendo drasticamente com a diversidade desses outros canais que nada cobram do consumidor, como sites de desconto, sites das companhias aéreas, sites dos hotéis, entre tantos outros.

A aprovação de uma lei como essa é, acima de tudo, um grande desrespeito com o consumidor que, como sempre, será o mais prejudicado e ficará sem ter a quem recorrer em caso de problemas. Além disso, é um grande tiro no pé do mercado de turismo. É afirmar que as agências nada mais são do que pessoas que acessam a internet e compram aquilo que qualquer um pode fazer, deixando de lado toda a sua expertise no negócio.

Em uma época em que o desempacotando é uma forma mais leve de se viajar, respeitando a vontade e o tempo do viajante, permitindo que ele vivencie o seu destino turístico, também se tornará a forma mais segura, visto que sendo o próprio viajante responsável pela programação e compra de todos os itens da sua viagem, há a garantia de que passagens, hotéis e passeios foram de fato reservados. Não haverá a quem cobrar, mas também não haverão taxas extras por serviço a se pagar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...