domingo, 18 de maio de 2014

Compras no Paraguai - um brinde a quem vai a Foz do Iguaçu

Paraguai - A História da Gaby

Sem dúvidas, a coisa mais curiosa que existe ao visitar Foz do Iguaçu é fazer duas viagens internacionais com apenas 20 minutos. Você está no Brasil e, de repente, passa pela aduana e se encontra em outro país. É assim tanto com a Argentina, quanto com o Paraguai.

Nesse segundo você acessa a famosa Cidade do Leste, uma meca das compras misturada com uma torre de babel de turistas. Todos nós brasileiros já ouvimos falar muito do Paraguai e, acredite em mim, não temos nem ideia de como são as coisas por lá. De verdade, é um universo a parte que te surpreende a cada momento. 

CHEGANDO NO PARAGUAI
Saindo de Foz é possível chegar ao Paraguai de ônibus ou de transfer. A primeira opção é tranquila no sentido transporte. O ônibus passa no centro de Foz com uma certa frequência e te leva diretamente à entrada de Cidade do Leste. Você desce na aduana, apresenta os documentos e pode seguir para as compras.

Já o transfer tem toda aquela comodidade de te pegar no seu hotel e te trazer de volta em segurança. Nós optamos por essa modalidade, sendo o único "passeio" que fizemos com uma agência em toda a nossa viagem. Fomos com a Discovery Turismo, que fica dentro do Hotel Foz Presidente. Quem nos levou foi o Marcelo, um motorista ótimo que nos deu algumas dicas importantes sobre onde comprar e como se portar no Paraguai.

A título de comparação, o ônibus sai por R$ 4,00 a passagem, enquanto o transfer fica por R$ 35,00 por pessoa.

#ficaadica: o horário de ida do transfer é fixo, mas a volta é combinada com o motorista, portanto você pode ficar o tempo que quiser, independente de outras pessoas. Não é um passeio guiado, ou seja, você está livre para ir onde quiser.


CONHECENDO E COMPRANDO NO PARAGUAI
Tudo o que você já leu sobre o Paraguai é verdade. A cidade é a maior confusão que eu já vi na vida. É gente para todo lugar falando em todas as línguas possíveis. Tem MUUUUUUUUITA loja e muito camelô. Cada shopping é um monstro e você entra numa portinha e descobre 80 lojas em um único lugar.

Diante disso, saiba que é necessário ir preparado ao Paraguai. Não caia na besteira de descer lá sem ter listado o que você quer comprar e sem ter dado uma boa pesquisada na internet sobre lojas confiáveis. Só compre nos camelôs aquilo que é de camelô (bolsa, chaveiro, lanterna, meia...) e deixe os importantes para lojas em que você se sinta seguro.

Nós tivemos algumas ajudas de amigos que moram próximo de Foz, então fica aqui minhas dicas de compras. Todas essas lojas são confiáveis e vendem produtos seguros:

Shopping Americanas: tem de tudo em seus vários andares, principalmente eletrônicos.
Shopping Madrid: também voltado para eletrônicos, principalmente máquinas fotográficas e tablets.
Macedônia: loja de perfumes, óculos e relógios.
Casa China: produtos de cozinha, perfumes e roupas

Shopping Del Leste: mais arrumado e com cara de shopping. Fica na entrada da cidade e oferece uma gama grande de produtos. É mais caro por ser o "atrai turista". Também deixe para o final do passeio.

Monalisa: loja chique de departamentos, completamente diferente do estilo Paraguai. É de encher os olhos e esvaziar as carteiras. É bem mais cara que o restante, então deixe ela por último, para comprar apenas o que não encontrou nos outros lugares.

#ficaadica: montei um mapinha de localização dessas lojas. Clique AQUI para visualizar.

#ficaadica: em quase todos os lugares você vai encontrar praticamente os mesmos produtos. A dica é andar bem, pesquisar valores e comprar onde você encontrar o melhor preço com segurança de compra. Vale aqui a mesma coisa que usamos no Brasil: quando a esmola é demais o santo desconfia. Se algo está muito abaixo dos preços que você já achou em outras lojas, não vale a pena.

#ficaadica: deixe para ir no Shopping Del Leste na hora do almoço e aproveite para comer no "Ali Babá", uma lanchonete árabe que fica no último andar. A comida foi uma surpresa muito agradável. Tanto as esfirras quanto o quibe estavam perfeitos. Acredite em mim, encontrar esse oásis no meio daquela cidade maluca foi uma benção.

Ali Babá, Shopping Del Leste - A História da Gaby
Restaurante Ali Babá - a melhor esfirra que eu já comi.

TEMPO DE PASSEIO
Meu roteiro inicial previa uma tarde no Paraguai, mas amigos que já foram me disseram que era muito pouco. Deixei então um dia inteiro para essa experiência antropológica e, na minha opinião, ainda foi pouco. São muitas lojas, muitos shoppings, muita variedade de produtos e não dá tempo de ver tudo o que se precisa. Além disso, você começa a comprar e as sacolas vão ficando insuportavelmente pesadas.

Sendo assim, penso que quando voltar faria diferente e deixo essa dica aqui para quem topar. Eu faria 1 dia e meio de Paraguai. No primeiro dia iria de ônibus para economizar. Andaria por toda a cidade, pesquisando os preços, olhado e experimentando tudo. Anotaria as lojas e voltaria na manhã seguinte apenas para comprar aquilo que já estivesse decidido. Nessa volta iria de transfer, para poder trazer as compras com segurança e sem preocupação.

QUESTÕES LEGAIS
Em termos de grana, tenha reais e dólar. O guarani (moeda local) só é vantajoso na hora do almoço, mas não vale a pena andar com trocentas notas pra isso (1 real = 2.000 guaranis). Você vai perder um pouquinho, mas pague em dólar. O câmbio das lojas não é muito confiável, então já leve dólar em espécie. Nos trocamos nosso dinheiro no Shopping Madrid e conseguimos uma excelente cotação.

Como você está saindo do país por via terrestre, a cota de compras é de 300 dólares por pessoa. Acredite em mim, isso não é quase nada estando no Paraguai, então vá com calma e leia muito bem as regras sobre produtos importados antes de sair esvaziando o bolso. A Receita Federal da aduana é tranquila, mas todos são checados novamente na Receita Federal do Aeroporto de Foz.

COISAS QUE NINGUÉM TE CONTA SOBRE O PARAGUAI

  • Não perca o seu tempo de ir de carro para Cidade do Leste. O trânsito é um caos e não tem onde estacionar. Sem chance de dirigir por lá.
  • Ande por conta própria (caso esteja sem guia) e não aceite ajudas do tipo "eu te levo lá". Isso é um golpe. Portanto, resista aos tantos "o que procura" que você vai ouvir.
  • Infelizmente, a educação deverá ficar em casa no dia que você for ao Paraguai. É tanta gente te abordando que se você for responder educadamente a todos não vai sair do lugar. Ignore e siga em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...