quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O sentido dos ditados populares


Ditados populares são coisas que me intrigam. É impressionante como as pessoas criam frases que parecem não ter nada a ver, mas que no fundo expressam todo um cenário com apenas algumas palavras. O mais engraçado para mim é que, às vezes, entendemos o sentido de um ditado, mesmo sem compreender ao certo o seu conteúdo.

Dia desses, conversando com alguns amigos, levantamos alguns ditos populares e chegamos à conclusão que eles sempre deixarão a sua mensagem, mas o seu conteúdo literal não fará sentido algum para as novas gerações.

Imagina só, daqui a 10 anos, uma criança que nasceu em 2013 dizendo “focinho de porco não é tomada”. Desde 2010 o Governo Federal está fazendo todo o esforço possível para a mudança no padrão de tomada e até 2023 poucas pessoas se lembrarão dessa semelhança e de tal comparação entre ela e o porco.

Pior que esse, que ainda é contemporâneo, fica para mim o “virar o disco”. Tenho amigos que trabalham comigo (e olha que não sou tão velha) que nunca usaram um disco na vida. Eles nasceram na era do CD, onde o aparelho de som até troca de CD sozinho. Para eles, pegar aquele vinil e ter que virar para ouvir o outro lado é algo inexplicável.  

Mais um pelo qual eu passei, mas que pessoas que tem 20 anos ou menos provavelmente nunca viram acontecer é o “cair a ficha”. Sim, pessoal, antigamente os orelhões funcionavam a ficha. Tínhamos que colocar a ficha na parte de cima para fazer uma ligação e ir recarregando quando queríamos falar mais. Aquelas que não eram utilizadas (por conta do tempo, ou porque a ligação não completava) caiam em um compartimento.

Observar esses fenômenos é algo muito interessante. Em tão pouco tempo, coisa de 20 anos ou menos, vemos muito da história se perdendo e acompanhamos o desinteresse das novas gerações pelo que, para elas, é considerado velho. Nessa nossa realidade, onde tudo é tão volátil e possui obsolescência programada, precisamos contar com a memória para recordar coisas tão simples, mas que parecem pertencer a uma era completamente distante.

Vamos agradecer que existe a internet, esse mundo mágico onde tudo é guardado e nada é esquecido. Ainda bem que podemos deixar nesse ambiente algumas palavrinhas e imagens que vão levar para o sempre o que cada um de nós já viveu. Vou continuar buscando alguns desses ditados... vai que eu encontre alguns outros para eternizar (risos) aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...