terça-feira, 27 de novembro de 2012

"Dumb Ways to Die"



Fazendo minhas típicas pesquisas pelo mundo publicitário, encontrei ontem uma das propagandas mais intrigantes que já vi em toda a minha carreira. Trata-se da campanha “Dumb ways to die”, que em tradução para o português significa “Jeitos idiotas de se morrer”.

Não, você não leu errado. Estamos falando mesmo de uma campanha publicitária que mostra jeitos muito imbecis de acabar com a própria vida. Entretanto, ao invés de ser algo repulsivo, o vídeo é impressionante e dá vontade de assistir um milhão de vezes. Antes de falar sobre ele, recomendo que assistam e curtam essa que é, na minha opinião, umas das ações mais ousadas dentro da publicidade.



A campanha foi desenvolvida para o Metrô de Melbourne na Austrália e tem como objetivo conscientizar a população local dos perigos de acidentes em volta das linhas férreas. Analisando só por ai, a estratégia já seria perfeita, pois o vídeo consegue passar uma mensagem muito séria de uma maneira completamente lúdica e divertida, fazendo com que as pessoas prestem atenção e assimilem o seu conteúdo.

Ao mostrar o material ao meu marido ele fez um excelente comentário de quem não é publicitário: sim, muito legal, mas deu resultado? Com essa pulga atrás da orelha fui pesquisar, e fiquei ainda mais impressionada com a campanha.

A estratégia de comunicação estabelecida foi mesmo utilizar a internet para viralizar o material. Há um site da campanha muito bem estruturado e que tem a mesma linguagem divertida, mas educativa, do VT. Além disso, há os canais nas redes sociais – onde o Youtube lidera a ação. E, para a minha grande surpresa e muita satisfação, eles lançaram o hit no iTunes e disponibilizaram o download do MP3 pegando carona em uma das capas de disco mais famosas do mundo. Maior adequação, impossível.



Não encontrei ao certo o resultado do case, até porque ele foi lançado há apenas 1 semana. Entretanto, dá para dizer que o sucesso é impressionante. Já são mais de 26 milhões de visualizações do vídeo no canal oficial, sem falar nas versões legendadas e troladas que estão rolando na internet.

De forma geral, a ação me lembrou muito um daqueles filmes que assistimos na faculdade. Em “Crazy People”, um publicitário tem uma crise e é internado em um manicômio, onde descobre uma nova forma de fazer propaganda: falando a verdade. É com mensagens verdadeiras e chocantes que eles convencem o consumidor e criam uma nova tendência mundial, onde a propaganda foca no que é real, sendo bom ou não.

Esse é o caso de “Dumb Ways to Die” – impactar mostrando a realidade do que pode acontecer a quem desrespeita as leis de segurança. O grande ponto de sucesso aqui é conseguir fazer isso de uma forma tão lúdica que as pessoas simplesmente adoram ao invés de odiar. 

E, concluindo com mais um comentário do maridão, é uma pena que um material desses não tenha sido feito no Brasil. Infelizmente, não acredito que nossa população estaria preparada para ver algo assim na TV aberta e tenho certeza que muitas ONGs iriam tirar o material do ar em segundos por “chocar demais”, ou ter “linguagem inapropriada para crianças”.

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