sábado, 5 de novembro de 2011

Quanto vale a sua opinião?

Há algum tempo atrás eu abandonei o blog exatamente por conta da pergunta acima: quanto vale a sua opinião? Vivemos hoje em uma sociedade onde o “Big Brother” é presença constante. É claro que eu não estou falando daquele programa ótimo, onde só vemos bunda na piscina e discussões patéticas totalmente manipuladas.  Estou falando do “Big Brother” defendido no livro 1984 onde todos nós somos assistidos o tempo todo.

A vida é isso. Os nossos parceiros de trabalho acompanham o nosso facebook para saber como estamos naquele dia. Aqueles que falam de negócios com a gente avaliam o que postamos no twitter para entender o nosso humor e saber qual é a melhor hora para nos abordar. Os nossos chefes têm relatório de tudo o que fazemos online em nossos computadores ligados à rede da empresa.

Vai fazer uma entrevista de emprego? Os recrutadores estão de olho no seu perfil nas redes sociais, naquelas comunidades que você participa do tipo “ODEIO SEGUNDA FEIRA” que você acabou entrando só para se mostrar divertido para os seus amigos, mas que não te deixa imune de ser julgado por participar.

E aquela foto que você tirou com os amigos em uma micareta onde todos estavam completamente bêbados que você compartilhou para parecer descolado? Também será levada em consideração.

Ai você se pergunta: mas eu não posso ser eu mesmo? Esse é o grande xis da questão. As redes sociais possibilitam o conhecimento profundo de cada pessoa hoje em dia – já não é a toa que a sua “página” se chama perfil. Você é quem você é e isso está sendo avaliado em tempo integral. Disse que não gosta de segunda feira? Será interpretado como um preguiçoso que, muito provavelmente, vai às forras no final de semana e tá moído para trabalhar nos dias úteis.

Nessa nova realidade é preciso compreender que não dá para separar o pessoal do profissional e que, com o cruzamento de dados que são possiveis hoje, uma hora ou outra vão ligar o seu perfil do Linkedin, completamente profissional, com o seu nick name falso do twitter que você criou para poder falar tudo o que queria livremente.

E diante dessa deixa eu volto para a pergunta do título: quanto vale a sua opinião? Saiba que ela precisa ser muito forte e valiosa para você se arriscar. Em épocas de compartilhamento e acesso irrestrito, uma omissão de fatos pode não ser assim tão ruim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...