sábado, 19 de novembro de 2011

O poder dos slogans

De forma muito resumida, os slogans são aquelas frases que acompanham uma marca em sua assinatura. Eles determinam todo o conceito do produto e dão vida às idéias de como o consumidor deve consumir e o que ele deve pensar daquela marca.

Alguns slogans são subjetivos e vão muito além da simples compreensão; já outros são tão específicos que não poderiam representar melhor o que vendem. São esses que usarei como exemplo hoje. É claro que eu poderia criar um blog inteiro para falar sobre esse assunto, mas nesse caso vou me limitar a apenas três exemplos: aqueles que “experimentei” hoje.

“ESTÁ NA HORA DE VOCÊ REVER OS SEUS CONCEITOS”
Meu primeiro exemplo é um slogan antigo. Trata-se da campana da Fiat “Está na hora de você rever os seus conceitos”. Minha experiência com ele foi entrar em um Doblô. Particularmente, sempre achei esse carro bem feio, com uma cara de desajeitado. Pois é, revi completamente os meus conceitos a achar o veículo incrível por dentro, com uma visibilidade perfeita para o motorista e um espaço impressionante para quem está de carona. É uma pena que o modelo está completamente fora dos meus padrões, mas confesso que passei a ver o Doblô como uma incrível possibilidade de compra futura.

“PEQUENO PARA QUEM VÊ, GIGANTE PARA QUEM ANDA”
Quem não se lembra da Ana Hickmann nessa propaganda de lançamento do Fox? Pois bem, sou fã do carro desde essa época, mas nunca tive a oportunidade de estar em um. Sinceramente, não preciso nem comentar mais, pois o slogan simplesmente diz tudo. Ele me lembrou aquela barraca mágica do Harry Potter (que por fora parece uma iglu, mas por dentro é um apartamento duplex).

“APAIXONE-SE DE NOVO”
E, por último, deixei o mais sentimental de todos que, ao meu ver de publicitária, seria o mais difícil de se materializar. Quando vi a propaganda do novo Pálio pensei que o slogan não era forte o bastante. Se apaixonar de novo é muito amplo e não define uma característica de um carro, certo? Completamente errado! O carro é necessariamente isso: uma oportunidade de apaixonar-se novamente. É como ver o maridão com uma roupa nova perfeita em um corte de cabelo novo... não que você tenha deixado de amá-lo, mas você se apaixona novamente com tanto apelo visual.

Como publicitária que sou, tiro o chapéu toda vez que uma publicidade me atinge em cheio. Isso sempre significa que o produto publicitário foi muito bem elaborado e que conseguiu ultrapassar a barreira de “advogados do diabo” que sempre temos sobre aquilo em que trabalhamos. Então, para concluir, nada melhor do que deixar os exemplos falarem por si só:








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...