domingo, 15 de março de 2015

Filé mignon ao molho gorgonzola - receita da Gaby

Sabe aquelas receitas que fazem você parecer um chef profissional, mas que praticamente não dão trabalho? Esse é o caso do filé mignon ao molho gorgonzola. Como todas as receitas aqui de casa, essa começou com alguma coisa que estava sobrando na geladeira e virou prato principal. Pesquisei muito, mas como sempre fui alterando uma coisa aqui e outra ali até ficar com a minha cara.

INGREDIENTES

500g de filé mignon em tiras (também pode ser contra filé)
150g de queijo gorgonzola
2 fatias de queijo mussarela
2 caixas (400ml) de creme de leite
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 cebola picada em cubinhos
1 colher de sopa de manteiga
sal e pimenta do reino a gosto


MODO DE PREPARO

1) Tempere a carne com sal e pimenta a gosto. Reserve.

2) Em uma panela bem quente (deixar a mão sobre a panela até aguentar apenas 5 segundos), coloque um fio de óleo e grelhe as tiras de carne. Elas precisam apenas selar, portanto coloque pouca carne na panela por vez para não cozinhar. Dois minutos de cada lado é o suficiente. Faça esse processo com toda a carne e reserve em um recipiente a parte.

3) Na mesma panela coloque a manteiga e a cebola e mexa até a cebola ficar transparente. Coloque uma pitada de sal para temperar a cebola.

4) Acrescente a farinha de trigo e mexa bem até dourar. Esse processo é importante para cozinhar a farinha, pois é ela que vai engrossar o molho.

5) Acrescente o leite até incorporar. Acrescente o creme de leite e mexa bem.

6) Quando já estiver bem homogêneo, acrescente o gorgonzola e a mussarela. Mexa até o molho incorporar. Ele deve ficar um molho mais grosso, pois quando colocar a carne ela terá um caldo que irá diluir o molho.

7) Deixe ferver em fogo brando por 5 minutos e acrescente o filé. Mexa para incorporar e acerte o tempero (apenas nessa etapa, pois os queijos já vão ter dado o gosto e o tempero da carne já vai temperar o molho).

8) Sirva com alguma massa (pode ser macarrão ou tiras torradas de pão árabe).


Para um prato tão simples é essencial que os ingredientes sejam de boa qualidade.

Carinha do molho antes de colocar a carne

Molho pronto servido com farfalle na manteiga e ervas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...