segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Como planejar uma viagem - 5º capítulo




A parte de preparar a viagem antes de ir é considerado por muitos a mais chata e que demanda menos atenção, mas eu considero essa etapa super importante para que a viagem seja tranquila e não enfrente transtornos desnecessários.

Documentação

Apesar de ser um período de descanso, algumas férias dão um trabalhão quando falamos sobre a documentação necessária para fazer a viagem. Esquecer alguma coisa em casa ou descobrir de última hora que não dá para viajar porque faltou algum documento é o fim da picada. Sendo assim, fique atento a alguns itens básicos que vão garantir o seu sossego.



Visto e passaporte: os brasileiros ainda precisam tirar visto para alguns países do mundo e isso demanda tempo. Esteja com o seu passaporte em dia e confira com muito cuidado o que pede cada país. Faça isso pelos menos 7 meses antes da sua viagem, pois se algo der errado ainda dá tempo de mudar os planos (lembrando que alguns países pedem um passaporte com validade mínima de 6 meses, então não dá para perder tempo).



Checklist: faça uma lista com todos os documentos que você precisa levar e, antes de sair de casa, vá checando todos os itens. Também entram nessa lista as passagens, pois ninguém merece chegar ao aeroporto e descobrir que as deixou em casa, e os comprovantes de pagamento de transfer e hotel – eles são a sua garantia. Torne esse processo uma rotina, assim você não deixa nada para trás.




Carregando o que é necessário: em muitas viagens (principalmente em outros países) a maioria dos documentos que temos na nossa carteira do dia a dia não serve para nada. Faça uma seleção e deixe em casa exemplos como cartões de loja, carteira estudantil, carteiras de classe e outros. Em viagens internacionais leve apenas os cartões que possam ser usados no destino. Caso seja inevitável levar outros, deixe-os no hotel durante a estadia – já que eles não servirão de nada na rua e, se forem roubados ou perdidos, vão te dar um mega trabalho ao voltar para casa.



Fazendo as malas

Eu já fiz um post inteiro sobre esse tema – que é o meu predileto quando falamos de viagens. O link está aqui para quem se interessar. "Dicas de como organizar uma mala".



Checklist

Como diria o ditado eu só não esqueço a cabeça porque está grudada no pescoço. Sendo assim, fazer checklist é uma coisa obrigatória para mim. Nele eu listo tudo o que vou levar em detalhes para que nada seja esquecido na ida e, principalmente, na volta. Divido o meu checklist de acordo com as categorias de itens que carrego:

  • Bolsa de mão
  • Nécessaire
  • Roupas
  • Acessórios
  • Outros
Seguem alguns exemplos do meu checklist:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...