terça-feira, 29 de outubro de 2013

Bike Rio



Semana passada estive no Rio de Janeiro e, apesar de amar escrever roteiros, não vou me atrever nesse caso, afinal a cidade maravilhosa é enorme e possui tantas opções de lazer que seria impossível abordar todas elas em uma única viagem. Entretanto, teve um item desse passeio que me chamou tanta atenção que quero dedicar um post apenas para ele.

BIKE RIO – um jeito diferente de conhecer a cidade.
Tomei conhecimento do projeto Bike Rio quando estava pesquisando para fazer o meu roteiro de viagem. Trata-se de um sistema público de “locação” de bicicletas oferecido pela Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com o banco Itaú. O site deles é super completo sobre os objetivos e benefícios do projeto, então deixo o link aqui para economizar palavras.

 
O que quero mesmo compartilhar é a experiência com o sistema. Primeiramente, ele funciona muito bem – o que é essencial para o seu sucesso. Com apenas R$ 10,00 a gente compra um ticket mensal que pode usar o quanto quiser.

Existem várias (mas várias mesmo) estações espalhadas pela cidade, principalmente na orla, então é super fácil de encontrar uma bike disponível para andar. Você retira a magrela em uma estação e pode devolver em qualquer outra em um período de 60 minutos. É tempo suficiente para pedalar sem preocupação e ter uma visão muito diferente da cidade.


O cadastro para ter acesso ao sistema é super simples e pode ser feito de duas formas: telefone ou aplicativo. E sim, o aplicativo funciona perfeitamente e parece coisa de mágico (de tão integrado que é programa). A gente acessa, diz qual estação e qual bike quer retirar e sai pedalando. Ao devolver o ticket fica imediatamente disponível de novo. Algumas vezes tive dificuldade em retirar a bike, mas tudo foi resolvido rapidamente pelo telefone.


Achei essa liberdade de ir e vir sem ter que me preocupar com a bike a coisa mais fantástica. Na Lagoa Rodrigo de Freitas, por exemplo, fiz todo o percurso na Bike Rio sem nenhuma preocupação. Ela é ideal para conhecer a orla do Rio com calma, parando em cada estação e dando uma volta no entorno.

Indico o sistema a todos que forem ao Rio a passeio, pois não só a compra é muito simples como a permanência do cadastro também. Ao finalizar o período do seu ticket não há renovação automática, então não precisa se preocupar com o cancelamento. E, se voltar ao Rio, o cadastro já está lá... é só comprar um novo ticket.

Queria muito que a Prefeitura de Vitória se inspirasse e criasse o mesmo sistema por aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...