domingo, 4 de agosto de 2013

Terrine de Chocolate Branco



Conforme prometido no Facebook, estou trazendo aqui para o blog a receita do Terrine de Chocolate Branco que fiz na última semana. Essa é uma daquelas receitas que são tecnicamente simples, mas que produzem um resultado impressionante e digno de grandes restaurantes.

Eu simplesmente me apaixonei pelo sabor e espero que vocês também tentem e se apaixonem.

INGREDIENTES

Terrine:
2 colheres de sopa de açúcar cristal
5 colheres de sopa de água
280g de chocolate branco (indico Laka)
3 ovos, claras e gemas separadas
1 1/4 de xícara de creme de leite fresco

Calda:
1 xícara de creme de leite fresco
100g de chocolate meio amargo
50g de chocolate ao leite

MODO DE PREPARO

Terrine:
1) Forre uma forma de sua preferência com papel-alumínio ou filme plástico, alisando bem para não formar dobras (a forma pode ser aquelas tipo pão de forma ou uma redondinha mesmo... o que vai mudar é só o formato. Aviso logo, esse negócio de colocar o papel alumínio na forma é o que dá mais trabalho na receita).

2) Aqueça o açúcar cristal e a água, sem parar de mexer até dissolver o açúcar. Deixe ferver por 1-2 minutos até ficar em ponto de calda e retire do fogo.

3) Quebre o chocolate branco em pedaços pequenos e junte-os à calda quente, mexendo bem até o chocolate derreter completamente. Deixe esfriar um pouco. (o ideal é que o chocolate fique bem pequenino mesmo, pois a quantidade de calda é pequena e se ele estiver muito grande não vai ter calor suficiente para derreter. Basta mexer bem rápido que tudo dá certo. Para esfriar mais rápido tire da panela e já coloque em uma vasilha grande que vai ser utilizada para misturar os outros ingredientes).

4) Adicione as gemas e bata vigorosamente. Deixe esfriar por completo. (nessa etapa o bom é ter um batedor, pois gemas em coisa quente costumam cozinhar - por isso é importante deixar o chocolate esfriar antes de colocá-las. Batendo com bastante vigor não tem dúvida... vai dar certo)

5) Bata o creme de leite até formar picos moles e misture devagar ao chocolate (bati com batedeira mesmo e não chegou a formar picos de jeito nenhum. Entretanto, quando ele tiver mais espesso pode utilizar).

6) Bata as claras em neve e misture delicadamente ao creme com chocolate. Transfira para a forma e congele por 24 horas.

Calda de chocolate:
1) Pique o chocolate em pequenos pedaços.
2) Coloque o creme de leite em fogo brando até iniciar fervura.
3) Acrescente o chocolate e mexa até derreter e desligue o fogo

PARA SERVIR:

Basta desinformar o terrine e acrescentar a quantidade de calda que quiser. O terrine derrete muito rápido, então o ideal é servir as porções e voltar com ele imediatamente para o congelador. Para que a calda não congelasse nesse processo eu preferi servi-la a parte, apenas nas porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...