domingo, 19 de maio de 2013

Dicas de como organizar uma mala de viagem

Lá fui eu para mais uma viagem e fiquei pensando como algumas práticas que sigo para organizar minhas malas facilitam a minha vida, então resolvi voltar com esse assunto aqui para o blog e dividir um pouquinho mais das minhas experiências.

1) Montando o look
Definir quais peças levar é o mais difícil de uma mala, então deve ser feito com bastante carinho. Você está fora de casa, então não dá para levar todo o guarda roupa. 

Sendo assim, escolha peças que combinem entre si. Coloque todas elas na cama e veja como montar looks que mudem apenas a camiseta e o acessório. Quer acertar de vez? Vista todas as roupas que selecionou e veja como elas funcionam juntas e vá mudando os looks. Quanto mais opções com menos roupa, melhor.

A mesma coisa vale para os sapatos. Selecione dois que combinem com tudo. Por mais bacana que sapatilhas estilizadas sejam, elas devem ficar de fora, pois combinam apenas com algumas peças e podem limitar o seu leque de opções. Use também a mesma regra para as bolsas. Mais de uma só se elas forem pequeninas.

Outra dica é: aquilo que você não usa no dia a dia não será útil em uma mala de viagem. Não sei vocês, mas eu tenho sempre essa ilusão de "nessa viagem vou usar essa peça" e ela acaba ficando parada. Dê preferência àquelas peças que já ficam boas em você sempre, assim não tem como errar.

Leve muitos acessórios que combinem com os looks. Nesse caso pode levar vários, sem preocupação, pois eles ocupam pouco espaço.

2) Bagagem de mão
Meu grande pavor em aeroportos é a perda da bagagem. Nunca aconteceu comigo, mas ouço tantas histórias que tenho um truque que ajuda muito se passar por uma situação dessas. Em viagens mais longas eu sempre levo comigo uma muda de roupa em uma mochila.

A dica para não ir com uma bolsa enorme é utilizar sacos a vácuo. Você coloca 5 a 6 peças em um saquinho, tira o ar com o aspirador de pó e ele não ocupa quase nenhum espaço. Dá até para levar na bolsa de mão mesmo.

Não tem o saquinho e não quer gastar dinheiro com isso? Sem preocupações: improvise um com saco de lixo mesmo. Escolha um pedaço qualquer do saco e coloque nele uma fita "silver tape" ou aquele durex mais grosso. Faça um rasgo nesse lugar e sugue o ar a partir dele. Depois do processo, tampe o buraco com outro pedaço de fita e você tem o seu próprio saco a vácuo.

É claro que essa embalagem improvisada não vai durar para a volta, mas se você perder a mala nesse caso já estará em casa, então o problema é menor.

3) Para não esquecer nada
De levar na viagem eu não costumo esquecer, mas de trazer de volta eu já perdi as contas de quanto deixei para lá. De tão cansada de perder coisas montei um checklist que me ajuda muito.

Eu monto uma listinha de coisas divididas por segmentos. Nessa lista eu anoto todos os itens que estou levando e deixo um espaço duplo para check - um na ida e outro na volta. Os segmentos que uso são:

Bolsa de mão - itens como carteira / chave / dinheiro / celular / óculos escuros / máquina fotográfica
Necessaire - itens como shampoo / condicionador / secador
Roupas - todas as peças bem descritas, para não ficar nenhuma para trás
Acessórios - idem às roupas
Outros - itens como carregador de celular / pilhas. Se tomar algum remédio específico e controlado, anote os nomes para não esquecer.

4) O que vai aonde
Para organizar uma mala e otimizar o espaço dela, é preciso distribuir os itens de forma correta.

Meias e roupas íntimas: devem ir dentro daquela bolsa interna que as malas possuem na tampa. Se não tiver essa opção, utilize os espaços laterais ou mesmo dentro dos sapatos (tem que estar limpinhos).

Dinheiro e cartões de banco/crédito: leve em lugar separado da bolsa de mão. Escolha um local que eles fiquem melhor posicionados, sem contato com a pele. Dessa forma, se ocorrer uma eventualidade e alguém roubar a sua bolsa você não fica desprevinida.

Itens de higiene: o ideal é ter uma frasqueira a parte, pois assim eles já ficam bem posicionados e basta abrir no banheiro do hotel e utilizar. Se não for o caso, busque uma necessaire de plástico para acomodá-los dentro da mala. Tudo o que for líquido deve ser ensacolado para evitar vazamentos.

Maquiagem: são extremamente delicadas e um voo saculejando pode quebrar todas elas (experiência própria... snif, snif). Coloque-as em uma bolsinha enroladas com lenços para amortecer os impactos e leve esses produtos na sua bolsa de mão. Cuidado com o conteúdo líquido de bases e corretivos em voos internacionais, pois há um limite de ML que pode ser transportado.

Sapatos: a melhor opção é colocá-los em uma bolsa a parte. Os pares costumam ser grandes e inflexíveis, o que dificulta a sua disposição nas malas. A vantagem de uma bolsa extra é ter espaço para as compras de viagem, então eu sempre considero como uma boa opção.

5) O pulo do gato
Sem querer querendo descobri uma coisinha fantástica para viagens. Há no mercado "ching ling" umas bolsas dobráveis que são ótimas para levar no avião. Elas vão dentro da mala principal dobradinhas sem ocupar nenhum espaço e garantem que você não vai ficar sem espaço para trazer todos os extras comprados na viagem. O melhor de tudo: custa apenas R$ 15,00.

Então é isso. Espero que esse post sirva de utilidade pública, pois sei que muitas pessoas não gostam de arrumar malas e, as vezes, encontram uma dificuldade enorme para isso. Para quem ainda não viu, eu já fiz uns posts sobre esse assunto no blog. Caso queiram olhar as outras dicas que estão lá é só clicar aqui e aqui.


Líquidos em saquinhos individuais

Remédios embalados para não molharem. Corte as cartelas e leve apenas os que precisa para os dias de viagem.

Necessaire plástica com todos os itens embaladinhos
Bolsinha com as maquiagens - visão aberta

Bolsinha de maquiagem - visão fechada. Esse modelo é ótimo, pois comprime as maquiagens e evita que elas quebrem

A bolsa pulo do gato aberta e cheia

A bolsa pulo do gato fechadinha para viagem

E, por fim, mala prontinha

4 comentários:

  1. Otimas dicas...Posso levar uma criança de 3anos pra o carnaval 2015 de porto seguro?? O que VC axa??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geison
      Desculpe a demora no retorno, mas estava de férias sem acesso a internet com frequência. Infelizmente não vou poder te ajudar muito nessa dúvida, pois não estive em Porto Seguro no Carnaval. Sei que o movimento lá é bem alto nesse período e que o forte são os trios elétricos, coisa que acredito que uma criança de 3 anos não conseguirá acompanhar.
      Entretanto, não vejo problemas se o objetivo for apenas curtir as praias. Os quiosques tem uma boa estrutura para crianças e como o mar é quente e calmo, elas gostam bastante.
      Boa viagem para você e muito obrigada por curtir o blog.
      Abraços
      Gaby

      Excluir
  2. Realmente seu post continua super atual. Estou em arraial nesta semana de abril(21 a27/4/17). E tudo continua como falantes. Com exceção da tarifa de transporte. A van da balsa até o centro histórico é três reais. Continue com as postagens. Fiquei fã

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou tão longe do blog que só vi o seu comentário hoje... quase 3 anos depois (que situação)... eu queria muito continuar escrevendo, mas a vida mudou bastante e não tenho viajado ultimamente, então fica tudo mais complicado. Muito obrigada pelas palavras de incentivo. Me fizeram sentir muito bem!
      Grande abraço
      Gaby

      Excluir

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...