quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A arte do feedback


Segundo definição do Wikipedia, "feedback é o procedimento que consiste no provimento de informação a uma pessoa sobre o desempenho, conduta, ou ação executada por esta, objetivando reorientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados".

Para quem está ouvindo, é um processo de entendimento de como as pessoas te veem e, em 99% dos casos, isso é desastroso. Me impressiona como só conseguimos resgatar das pessoas os seus pontos negativos. E isso vale para todos nós em todas as situações. Não notamos o quanto as pessoas são importantes ou no que elas se diferenciam, mas mantemos na mente muito avivadamente os defeitos e conseguimos listá-los sem nem ao menos pensar por um minuto.

É impressionante como isso vai muito além da área profissional e se aplica a todos os momentos de nossas vidas. Criticamos nossos parceiros, nossos pais, nossos amigos e, como disse, sabemos os seus defeitos e manias de cabeça e, em hipótese alguma, esquecemos isso. Criamos alguns pré conceitos, ou conceitos formados mesmo, que se fundem em nossas mentes e nunca mais conseguimos ver as pessoas de outra forma, por mais que elas mudem.

Os feedbacks profissionais ou DRs (para quem não conhece, a redução de Discutir a Relação) são sempre pautados por aquilo que as pessoas precisam melhorar, sendo quase sempre deixando de lado aquilo em que elas já são boas. Parece que não há motivo para elogios, pois o que se quer é apenas aprimoramento, afinal naquilo em que já está acertando não há onde ficar melhor.

Já que parece ser impossível mudar o conteúdo dessas pesadoras DRs, cabe a quem ouve se agarrar na esperança poder melhorar. É preciso visualizar sempre o lado positivo da coisa, pois se ater apenas ao que foi dito torna a realidade muito dolorida. No fim das contas, não acredito que as pessoas não veem o que há de positivo, mas isso apenas não é motivo para se discutir uma relação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...