segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Na era do "on demand"


Quando a televisão surgiu ela era um objeto de luxo. Além de reunir todos os membros de uma família em uma única sala, ela ainda atraia toda a vizinhança, uma vez que ter um aparelho desses era coisa rara. Ao longo do tempo ela foi se popularizando e chegamos ao ponto de termos no Brasil casas sem geladeira, mas com TV.

Na minha adolescência símbolo de status era ter uma televisão própria, no seu quarto. Era o máximo da individualidade ser dono do seu próprio controle remoto. Ano após ano essa tendência foi crescendo e o “on demand” surgiu desse nicho: transformar a programação em algo personalizado, onde cada um pudesse assistir ao que quisesse.

Com a expansão da internet, essa individualidade ganhou força com o Youtube. Com apenas um clique se tem acesso a clipes, documentários, filmes e assuntos de todos os interesses disponíveis em local e horário personalizados – você escolhe o que quer e quando quer. Seguindo esse caminho surge o Netflix e popularização da tecnologia de gravar a programação da TV.

Cada pessoa está em uma sintonia. Brasileiros curtem NBA e comentam sobre a final do Super Bowl. Os seriados americanos viraram os queridinhos da nação, mas cada um está em um episódio e o horário do café da empresa virou sinônimo de spoiler: se não quer saber quem morreu em Game of Thrones é melhor pular esse horário de confraternização.


Essa mudança de comportamento não para de me impressionar. Sou de uma época em que campanha de sucesso era lançada no Fantástico e o jingle estava na boca do povo na segunda feira; que se esperava pelo seu clipe predileto nas “Mais Pedidas” da MTV; que o programa predileto dos adolescentes era “Programa Livre”. O mais impressionante é que não tem nem 15 anos que o mundo era assim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...