sexta-feira, 19 de abril de 2013

Gentileza

Definição: delicadeza, amabilidade, cortesia.

Essa palavrinha tão simpática, de gramática fácil, que não confunde na hora de escrever... vai ver que é por isso que ela não tem passado disso: uma palavra, com definição clara, mas de entendimento nebuloso e aplicação inexistente.

Quer exemplos de gentileza? Das páginas da internet, na sessão de “frases com a palavra” saem vários: “Três coisas agradam a todo mundo: gentileza, frugalidade e humildade” ou talvez “A gentileza faz bem a quem pratica” e também “Acho que foi um gesto de gentileza”.

Quer na prática? Muda de cidade, de estado, de país, de mundo. A ausência de gentileza está em todo lugar. Na fila do banco, dentro do ônibus, na loja de grife, no guichê do aeroporto, no trânsito. Nesse último então os antônimos dela predominam.

Você dá a seta para entrar e o carro de trás acelera para que você não passe; a rua está cheia de poças d’água e os motoristas passam a mil molhando todo mundo na calçada; o motoqueiro chuta os retrovisores; os ônibus arrancam antes que você possa entrar; as buzinas não param e os faróis altos piscam mesmo quando você está indicando que pegou a pista da esquerda apenas para fazer uma ultrapassagem.

Gentileza é algo que se aprende em casa e ainda conheço pessoas se importam, mas diante da massa que não está nem ai somos apenas uma gota no oceano. Quem dera o mundo fosse como no vídeo abaixo, mas pela minha insistente vontade de chorar ao vê-lo tenho a impressão que cada vez mais a gentileza vai se tornar apenas uma palavrinha daquelas com significado, mas sem significância.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja um personagem dessa história, dê o seu pitaco. No final do comentário tem um espaço para inscrição... clica lá para acompanhar a conversa, pois eu sempre respondo quem aparece por aqui. Muito obrigada pela participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...